Texto: Arquivo Secom
Osasco alcançou uma importante conquista para a política habitacional da cidade com a aprovação de 521 unidades habitacionais na seleção nacional do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, realizado pelo Governo Federal.
Com esse resultado, o município passou a figurar entre os 11 municípios brasileiros com o maior número de unidades habitacionais selecionadas, consolidando-se como referência na articulação de políticas públicas voltadas à habitação de interesse social.
A conquista é fruto do trabalho desenvolvido através da Prefeitura de Osasco, que postou o Decreto Municipal nº 14.872, de 23 de outubro de 2025, produzindo o procedimento de habilitação e credenciamento das entidades habitacionais para participação no programa federal. A iniciativa permitiu que entidades que lutam por moradia com atuação no município pudessem se organizar, apresentar projetos e buscar recursos junto ao Ministério das Cidades para a produção de novas moradias.
O trabalho foi levado através da Secretaria Municipal de Habitação, em conjunto com a Comissão de Análise e Aprovação das entidades habilitadas, contando ainda com a parceria da Secretaria Executiva de Licenciamento, Controle Urbanístico e Sustentabilidade (SELCICUS), que atuou na análise e aprovação técnica dos empreendimentos.
A Prefeitura Municipal disponibilizou regiões públicas para tornar viável a participação das entidades no programa, amplificando a política habitacional municipal e ampliando as oportunidades de acesso à moradia para centenas de famílias osasquenses.
Para o secretário de Habitação, Gelso Lima, “o resultado demonstra que, quando há união entre o poder público municipal, o Governo Federal e a sociedade civil organizada, é possível avançar na redução do déficit habitacional e transformar a realidade de quem mais precisa”.
“Mais do que números, as 521 unidades habitacionais representam esperança, dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias que sonham com a casa própria”, completou Gelso Lima.
Para o prefeito Gerson Pessoa, a conquista reforça o comprometimento da gestão municipal em buscar soluções concretas para o déficit habitacional e mostra que o trabalho integrado entre Prefeitura, entidades habitacionais e movimentos de moradia pode gerar resultados expressivos para os cidadãos. “Esta é uma vitória de Osasco, uma vitória das famílias que lutam por moradia digna e uma demonstração de que, trabalhando juntos, podemos construir uma cidade cada vez mais justa, inclusiva e com mais oportunidades para todos”, explicou.
Ao todo, seis projetos foram cadastrados, dos quais três foram selecionados, totalizando a aprovação para a construção das 521 unidades citadas. As outras entidades continuam mobilizadas para buscar novas oportunidades de contratação, recursos e futuras seleções do programa e conseguirão contar com o suporte da Prefeitura de Osasco sempre e no que for capaz.
O post Osasco conquista 521 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida Entidades apareceu primeiro em Prefeitura de Osasco.
Com informações da Prefeitura de Osasco

