Por: Giane Vieira
Foto: Renan Luquezi/LKO
No sábado, 20/6, a Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Esporte, Recreação e Diversão, em colaboração com a Liga de Karatê de Osasco, realizou o Seminário Internacional IKGA Gojukai. O acontecimento ocorreu na Academia de Lutas (Avenida dos Autonomistas, 1.947) e juntou por volta de 80 karatecas de diferentes estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco. A programação também contou com o exame de graduação de quatro esportistas.
As atividades práticas e teóricas foram ministradas através do Hanshi Shihan Gonzalo Ramirez Ortiz e através do Renshi Shihan Luiz Kotsubo, possibilitando aos que participam um dia de intenso aprendizado, aprimoramento técnico e troca de experiências.
Segundo informações da Liga de karate, Gonzalo Ramirez Ortiz é vice-presidente mundial da IKGA (International Karatedo Gojukai Association) e diretor do bloco sul-americano da planejamento. Ele é natural do Uruguai e ostenta a prestigiada graduação de 8º Dan (Hachidan) no estilo Goju-Ryu de Karatê.
Luiz Kotsubo é o fundador, presidente e representante oficial da IKGA Brasil, e graduado como 7º Dan (Nanadan). Ele recebeu a chefia nacional diretamente do Saiko Shihan Goshi Yamaguchi em 2007. Sua missão é dar continuidade ao legado do mestre Ryuzo Watanabe, padronizando e expandindo o estilo Goju-Ryu no país.
“O seminário foi um dia especial de muito treino, aprendizado e evolução. Parabéns a todos os participantes”, destacou o secretário de Esportes em exercício, Geraldo Leite.
O post Seminário internacional Gojukai reúne karatecas de cinco estados em Osasco apareceu primeiro em Prefeitura de Osasco.
Com informações da Prefeitura de Osasco

